Algumas formas de divulgar seu novo blog

Você sabe como divulgar seu blog? Já escrevemos alguns artigos neste blog explicando passo a passo como criar um novo blog na plataforma WordPress, instalação de plugins, escolha do tema, etc. Mas e depois que o blog foi criado, e que os artigos estão sendo publicados, como fazer para atrair os visitantes para o blog?

É claro que só o fato de escrever artigos de qualidade, e produzir conteúdo novo e original com bastante frequência, já ajuda muito no posicionamento do blog no mecanismo de busca do Google mas, às vezes, só isso não é suficiente. Vamos, então, a algumas ideias que você pode usar para promover o blog:

 

promote-your-blog1. Deixe comentários em outros blogs: participe com comentários úteis em blogs relacionados ao tema do seu. Use seu nome real (evite usar o nome do site ou um apelido) e coloque o link para o seu site no espaço certo. Não faça comentários do tipo “Bom post” ou “Valeu pela dica”. Faça comentários sérios, construtivos, com dúvidas, ajude. Você tem que promover seu blog de forma inteligente, pois qualquer texto mal feito pode passar uma imagem amadora de quem gere o blog que está sendo divulgado.

 

2. Participe em fóruns: inscreva-se em fóruns relacionados com o tema do seu blog e, assim como os comentários em blogs, participe em discussões e mostre que você entende mesmo daquele assunto. Com o tempo você vai ficar conhecido, as pessoas vão ficar com a ideia que você é bom naquele tema e vão visitar o seu site. Pode, se as regras permitirem, colocar um link na sua assinatura com uma pequena descrição.

 

3. Redes Sociais: as redes sociais como o Facebook, Twitter ou Google+ são espaços que têm a capacidade de enviar várias visitas ao seu blog sem que você precise pagar nada por isso. Vai deixar essa oportunidade escapar? O Facebook é a rede social do momento e continua em crescimento em muitos países do mundo. Uma página de fãs com milhares de seguidores é capaz de enviar muitas visitas e gerar muitos lucros. O Twitter é outra ferramenta que você tem a disposição para divulgar seu blog. É um serviço utilizado em toda a parte do mundo. Crie uma conta dedicada ao seu projeto, personalize-a e utilize-a para promover o seu site. Siga pessoas que façam tweets úteis para os seus seguidores e de vez em quanto faça retweets. A interação com os seguidores também é importante. Transmite a imagem que você se interessa por eles e que está sempre presente. O Google+ é uma inovação no conceito de rede social, juntando o que há de melhor do Twitter e do Facebook, mas ampliando o que seja integração e compartilhamento de informações. Você pode seguir pessoas como se faz no Twitter, criar círculos específicos de pessoas, como os grupos do Facebook, além de seu um ótimo lugar para agregar conversas, debates, compartilhar vídeos, fotos e textos. Para o blogueiro, pode ser uma grande fonte de tráfego se for bem usada e se você entender que lá não é um mero lugar de divulgar links e propagar títulos. Os que quiserem usar o G+ como usam o Twitter não terão sucesso. A vantagem do Google+ sobre as outras redes sociais é que se pode interagir com seus leitores em potencial. Deve ser usado para provocar discussões, estimular os comentários e cliques de compartilhar. As pessoas não querem só clicar em links.

 

4. Agregadores de Conteúdo: além das redes sociais, você pode utilizar agregadores de conteúdo para receber tráfego no seu site. Sites como o Colmeia, o Ueba ou o Dihitt são capazes de enviar centenas ou milhares de visitas em poucas horas. O que você tem que fazer é criar conteúdo com qualidade para depois submeter nestes sites e esperar que sejam aprovados. Costumo usar sempre o Dihitt para divulgar meus blogs, e tenho obtido sucesso.

 

Existem também algumas formas pagas de se divulgar blogs, com a compra de publicidade, mas esse é assunto para outro post, já que nesse estamos tratando da divulgação de novos blogs, então acho que começar de forma gratuita é uma boa ideia, e somente depois de um tempo é que se deve pensar em comprar anúncios.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *