Aprenda como divulgar um post do seu blog

Você se concentra na redação do seu post elabora um bom título, faz uma boa introdução, acrescenta profundidade, projeta o post para ser atraente e muito mais. Daí você seleciona o momento perfeito para ele ser publicado, e finalmente clica em ‘publicar’! Acabou, outro post ‘liberado’ para a vida online – não há nada mais que você possa fazer a não ser sentar, ver se as pessoas gostam e iniciar seu próximo post…. ou há? Como divulgar o post a partir desse momento?

Em vez de ver o momento da publicação de um post como o ponto final no ciclo de lançamento, costumo enxergar isso como o momento do nascimento de um post. O trabalho está apenas começando e o que você faz nos minutos e horas depois que ele é publicado pode aumentar exponencialmente a eficácia do post. Então vamos a algumas estratégias de divulgação de um post do seu blog:

1. Conte com a ajuda de outros bloggers
Uma das maneiras mais eficazes de conseguir a palavra sobre um novo post é deixar que outros bloggers saibam sobre ele. Não há maneira mais poderosa de encontrar novos leitores do que outro blogger recomendar algo que você escreveu para as pessoas que eles confiam. Obter ajuda de outros bloggers para linkarem ao seu post nem sempre é fácil, porém especialmente nos primeiros dias de um blog ou se você não tem algum tipo de perfil ou relação pré-existente com os bloggers do seu nicho. No entanto, não é impossível. Aqui estão algumas dicas sobre como divulgar seus posts para outros blogs:

divulgar postRelevância é a chave não passe posts para outros bloggers que têm pouca ou nenhuma relevância para o seu blog. Você só vai estar perdendo seu tempo.
Apenas divulgue seus melhores posts – você terá uma taxa de sucesso muito maior no sentido de conseguir um link, se você fizer isso apenas com o seu melhor material.
Seja breve se o blogger quer saber mais detalhes sobre seu post, ele que clique no link.direto ao ponto, comunique o que você precisa dizer e deixe que o blogger continue com o seu dia.
Seja educado não assuma que você vai ter o link ou insista para que ele coloque um link para o seu post faça uma sugestão e deixe o blogger decidir se é relevante para ele.
Seja pessoal use seu nome, o nome de seu blog e mostre que não é apenas um spam como os milhares que os blogs costumam receber.

 

2. Links Internos
Uma grande parte do blog concentram-se em divulgar seus posts em blogs e sites de outras pessoas, mas uma ótima maneira de promover o seu post é fazê-lo em seu próprio blog. Uma coisa que eu tento fazer com meus melhores posts depois de publicá-los é pensar sobre onde eu poderia promovê-lo em meu próprio blog.

Encontre posts sobre temas semelhantes que foram escritos anteriormente, e adicione seu link como leitura relacionadaou adicione um link para seu novo post dentro do conteúdo de um post antigo. Você também pode querer adicionar seu novo post na barra lateral. Cada link que você adiciona em seu próprio blog para seu novo post, potencialmente envia seus leitores atuais para seu novo post, além de ajudar seu blog a otimizar o SEO (links internos também contam).

3. N
ewsletters
Se você tem uma lista do tipo newsletter em seu blog e escreveu um post que considera ser um post-chave no blog – inclua um link para ele em sua próxima newsletter. Fazendo isso, você vai direcionar o tráfego, e também dar um sinal para os seus leitores de que é um post importante e que merece atenção.
Mas só faça isso com seus melhores posts, os mais relevantes. Se você fizer isso com todos, seus leitores ficarão insensíveis à sua recomendação de leitura.

4. Seções de comentários de outros
blogs e fóruns

NOTA: tenha cautela e faça apenas ocasionalmente.
Se você tem um post que acha que se relaciona fortemente com algo que outro blogger tenha escrito sobre ele, ou caso seja tema de discussão em um fórum deixe um link para o seu próprio post.
A chave para fazer isso sem ser rotulado como um spammer é deixar um comentário verdadeiramente útil no blog ou fórum. O comentário em si deve agregar valor, deve ser sobre o tema e contribuir para a conversa
Como exemplo, já fiz isso muitas vezes nos grupos sobre o smartphone Galaxy S3 no Facebook respondendo às pessoas que tiveram o mesmo problema que eu tive com o celular, e contando que escrevi a solução no meu blog Sonhos Eletrônicos. Deixo o link do post, as pessoas leem, agradecem a solução e, assim, o blog é bastante visitado.

 

Existem várias outras formas de divulgar o post do seu blog, algumas gratuitas como as redes sociais, outras pagas, mas que geralmente compensam pois dão bastante retorno, então voltaremos a falar sobre isso no momento oportuno.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *