Como descobrir um nicho de mercado rentável

Se seu objetivo é fazer o dinheiro em um negócio, em vez de gastar dinheiro em um hobby, então escolher um nicho de mercado rentável é absolutamente fundamental. E há uma arte de escolher um nicho de mercado rentável sem vender sua alma, especialmente um que você realmente goste.

O pior conselho de “negócio” que eu já me deparei na vida foi “Siga sua paixão, o dinheiro virá.” Este conselho é particularmente desastroso no mundo do marketing online, onde é realmente fácil desperdiçar muito tempo, energia e dinheiro em um esforço digital que você está apenas apaixonado – como a produção de um evento online, ou construir um site – apenas para gerar renda extra.

Pense nisso. Estar bem informado e entusiasmado sobre sua paixão não é suficiente para construir um negócio rentável. Você deve se certificar que seu mercado tem potencial de lucro suficiente para atender seus objetivos financeiros, especialmente porque você terá de investir algum dinheiro para começar seu negócio.

Basta considerar os custos da criação de um site profissional – não um site gratuito feio – mas que tenha uma forte marca visual, otimizado para aparecer nos motores de busca, captura de leads, ou facilitar o comércio eletrônico. Um site que mostre que você é sério em relação ao seu negócio. Você vai precisar gastar tempo, energia e dinheiro em design, desenvolvimento web, copywriting, web hosting, SEO, etc. 

 

O que é um nicho de mercado?

Um nicho de mercado é um segmento de mercado em que um produto específico se concentra. Qualquer mercado pode ainda ser dividido em segmentos de mercado menores, com interesses e dados demográficos específicos. Por exemplo, o mercado de amor é enorme. Dentro do mercado de amor, você pode encontrar nichos de mercado com foco na busca de alma gêmea, poliamor ético, namoro verde, sexualidade sagrada, e muito mais. Estes também podem conter nichos, como “pesquisa de alma gêmea” ou “sexualidade sagrada para casais homossexuais“. Alguns sub nichos podem ser altamente rentáveis, por isso vale a pena fazer uma análise para determinar se o assunto que você está apaixonado tem potencial de lucro.

 

O que é marketing de nicho?

Marketing de nicho envolve a arte de definir seu nicho específico e comercialização de seus produtos ou serviços a esse nicho. Muitos empresários visualizam a ideia do marketing de nicho como uma estratégia que vai cortar sua margem de lucro ou limitar as suas vendas, mas a verdade é que, ter um nicho bem definido pode dar o seu negócio mais poder, especialmente se o nicho tem demanda suficiente.

Quanto melhor você puder definir o seu mercado, maior a probabilidade de você aprimorar sua mensagem de marketing para ressoar neste mercado, transformar esse público em fãs, que vão comprar seu produto.

 

A Ciência de pesquisar nichos de mercado rentáveis

Pesquisar nichos de mercado rentáveis pode ser complicado. É fácil supor que um mercado caracterizado por alta demanda é rentável, mas nem sempre é o caso. Um grande exemplo disto pode ser o mercado de cookies. Você pode ser ótimo assando biscoitos, mas começar um blog sobre cookies pode não ser rentável para você, especialmente se todos os seus visitantes estão procurando receitas rápidas e não interessados em comprar algo.

Eu vou compartilhar com vocês uma metodologia básica, bem como algumas ferramentas gratuitas, comumente usadas para a pesquisa de nicho. Embora essa abordagem seja orientada para os empresários que querem criar um site online no nicho de sua escolha, também é extremamente poderoso se você é um empresário com loja física buscando crescer com renda online.

Embora as técnicas de pesquisa de nicho possam ser ligeiramente diferentes, dependendo se você pretende vender produtos digitais, produtos físicos ou serviços, o princípio permanece o mesmo.

 

Primeiro Passo: Identifique a sua Audiência

Se você é um empreendedor em fase inicial, pretendendo começar um negócio viável em um mercado que você está apaixonado, ao invés de focar sobre o produto que você quer vender, comece primeiro com a compreensão de seu público. Por que você deve se concentrar em um nicho de audiência em primeiro lugar, em vez de produtos?

Há duas razões sólidas para priorizar encontrar um público antes de identificar produtos para promover:

1. Produtos vêm e vão, mas o público de nicho fica por aqui para sempre. 

2. Quando você escolhe um nicho de audiência e tem tempo para entender suas necessidades profundamente, todo um novo mundo de opções se abre para você. Você alterna entre lutar para encontrar ideias para produtos, a saber instantaneamente os tipos de produtos que você deve promover – porque eles estão em sintonia com as necessidades do seu nicho de audiência.

 

Passo Dois: Investigação das palavras-chave do seu nicho.

Nesta etapa, você precisa identificar quais palavras-chave o seu público utiliza quando eles pesquisam temas relacionados a este nicho de mercado, principalmente pesquisas relacionadas com seus problemas, pontos de dor ou desejos mais profundos.

Esta informação não só irá lhe dizer que tópicos o seu público se preocupa, mas também se há ou não potencial de lucro suficiente neste nicho.

Uma ferramenta divertida e fácil demais para começar é a Google Adwords Keyword Tool, totalmente free. Você pode usá-la para identificar as palavras-chave que seu público está usando para produtos de pesquisa, serviços, soluções e informações relacionadas a este nicho de mercado.

A ferramenta fornece muitas informações úteis relacionadas a essas palavras-chave (especialmente se você usar essa ferramenta enquanto estiver logado em sua conta Google Adwords), tais como o volume de pesquisa local e global, nível de concorrência, o custo médio por clique (CPC) e muito mais.

O que precisamos prestar atenção quando se pesquisa as palavras-chave é o volume de pesquisa mensal. Quanto maior o volume de pesquisa, maior o mercado. Como regra geral, qualquer coisa acima de 1000 (correspondência exata do termo) por mês vale a pena. No entanto, existem alguns nichos de mercado com um volume mensal menor que têm potencial de lucro, especialmente se o mercado está carente, e não há muita concorrência.

 

Terceiro Passo: Análise da Concorrência

O nível e a qualidade da competição em um nicho é uma boa indicação se o nicho é lucrativo ou não. Os nichos de palavras-chave mais lucrativas, são tipicamente caracterizados por:

Custo médio alto por clique (CPC)
Várias páginas de anúncios
Os anunciantes nas 3 primeiras posições de prêmio
Os anúncios são altamente direcionados para a pesquisa de palavra-chave

A melhor maneira de ter uma ideia é ver se há algum anunciante pay-per-click (PPC) nas palavras-chave no Google Adwords. Anúncios do Google AdWords são os anúncios de texto que aparecem na parte superior e nas áreas do lado direito da página de resultados de pesquisa do Google.

 

Passo Quatro: Pesquisa no Google Trends

Outra peça fundamental de informação para ter ideia de onde o nicho de mercado está indo: uma ótima ferramenta grátis é o Google Trends.

Falamos sobre essa ferramenta num post anterior aqui do blog: http://afantasticafabricadeblogs.com/como-escolher-um-tema-para-seu-blog/

 

Quinto passo: Decidir se você deseja mesmo entrar no nicho de mercado

Neste ponto, você terá que decidir se o mercado vale a pena. Como regra geral, se você vê uma tonelada de anúncios altamente direcionados na parte superior e na barra lateral direita, em várias páginas, com as principais marcas do mercado de forma consistente nos 3 pontos, provavelmente será difícil de entrar nesse mercado como um novato. Você teria que lutar com marcas estabelecidas com grandes orçamentos de marketing.

Dito isto, podem haver outras palavras-chave rentáveis longas que você pode segmentar. Cabe a você se aprofundar dentro do nicho para identificar quais palavras-chaves rentáveis existem e quais os serviços, produtos e soluções neste mercado. Então, a solução seria o estabelecimento de uma presença na web em torno de uma palavra-chave menos competitiva, associada a esse nicho de mercado.

 

Se quiserem se aprofundar de forma mais completa, vou indicar a vocês o melhor curso que existe atualmente nessa área, e que sem sombra de dúvidas foi o responsável pelas minhas primeiras vendas de afiliados, no Hotmart e Zanox, e se chama Fórmula Negócio Online. De cara, você já ganha um ebook grátis e vídeos gratuitos explicando vários pontos importantes para se começar um negócio online. Não espere mais, e clique abaixo para conhecer essa maravilhosa oportunidade de crescimento financeiro, e para ganhar dinheiro com blog:

 

Um Comentário para: “Como descobrir um nicho de mercado rentável

  1. Gabriel

    Parabéns pela abordagem, Suzana!
    Um Nicho de Mercado ajuda muito no marketing de posicionamento e branding. Atrair as pessoas certas é muito mais fácil. Além disso, conseguimos muito mais credibilidade sendo especialista em um nicho.

    Gosto bastante do site
    http://www.guianichodemercado.com
    que aborda o tema de diversas formas

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *