Como escolher um tema para seu blog

A primeira coisa que devemos levar em conta antes de criar um blog é se o tema escolhido é do nosso interesse, e se ele é rentável. Se escolhermos um tema rentável, mas que não gostamos, não temos interesse, o blog não vai durar muito tempo, pois vamos cansar rapidamente de escrever os artigos. E, ao contrário, se escolhermos um tema que gostamos, mas que não tenha potencial de renda, não conseguiremos ganhar dinheiro com o blog. Separe alguns assuntos interessantes, sobre os quais você tenha algum conhecimento, e que gostaria de escrever em um blog. Depois de escolher pelo menos uns 3, 4 temas, verifique se algum deles é rentável. Para isso, existem diversas ferramentas, mas hoje vamos falar de duas que são muito simples e que podem ajudar bastante: o Google Sugest e o Google Trends.

O Google Sugest é a mais fácil. Ela dá sugestões de buscas, bastando escrever a primeira keyword, mas o importante aqui é analisar o volume de resultados, pois isso dá uma noção do tamanho da sua concorrência:

tema

 

Já o Google Trends é uma ferramenta que analisa as tendências de busca, de acordo com os idiomas, países, categorias. Ele não mostra números específicos de impressões, mas permite comparações por períodos e regiões geográficas. Basta inserir a palavra-chave, ou termo de pesquisa, e ele dará os resultados, ajudando assim a descobrir se o tema que você pretende usar no blog/ post pode atrair muitos visitantes.

Ao entrar na página do Google Trends, encontramos as principais pesquisas realizadas nos últimos dias. Mais para baixo da página, existe um ranking com os termos mais buscados de acordo com os dias da semana, e também é mostrada a quantidade média de pesquisas realizadas com aquele tema. É possível filtrar esse resultado por um período de 30 dias e também pelo país, de acordo com as opções disponíveis. Para realizar a sua própria pesquisa, basta clicar em “explorar”. Fique atento para as duas colunas de resultados. A da esquerda é relativa a buscas gerais e absolutas, enquanto a da direita refere-se aos termos que mais cresceram em determinado período.

Não tem segredo, a escala vai de 0 a 100, então quanto maior o número no resultado para o termo, mais chances de atrair visitas para seu blog através do Google. Para que haja conversão nos seus anúncios, ou seja, para que as pessoas cliquem e comprem os produtos que você revende como afiliado, o blog precisa ser bastante visitado. Então, você precisa descobrir se o tema do seu blog é bastante buscado no Google, pois só assim atrairá um grande número de visitas.

No Google Trends, você pode procurar por até 5 palavras-chave ao mesmo tempo, o que facilita as comparações e nos ajuda a escolher o que for mais vantajoso. Outra vantagem do Google Trends é que ele dá como resultados as pesquisas relacionadas à palavra que você pesquisou. Por exemplo, se eu pesquisar a palavra Galaxy, terei também os resultados mais buscados que usam esse termo:

tema

O ideal é usar o Google Trends mesmo depois que o blog for criado, pois assim conseguimos direcionar os posts para os interesses da maioria, ou seja, se o termo mais buscado é Samsung Galaxy, usaremos esse em algum post como palavra-chave. É uma ferramenta muito usada em campanhas de marketing também, SEO, etc.

Outra ferramenta muito usada é o Google Adwords Keyword Planner, mas sobre essa falaremos nos próximos posts.

Se ainda não leu o post sobre a criação do blog, aprenda aqui:

http://afantasticafabricadeblogs.com/como-criar-um-blog-wordpress/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *