Dica de SEO: saiba o que é conteúdo evergreen

Se você costuma trabalha com SEO, marketing de conteúdo ou qualquer tipo de marketing na web, provavelmente você já ouviu falar de “conteúdo evergreen“, e foi informado de que ele é necessário em seu site. Então, o que é o marketing evergreen, e por que esses artigos são bons para SEO?

Definição de conteúdo Evergreen: é o conteúdo SEO relevante que permanece continuamente “fresco” para os leitores. O termo “evergreen” vem das árvores verdes (geralmente o pinheiro), que são muitas vezes utilizadas para decorar casas no Natal. A árvore verde é um símbolo da vida eterna porque retêm suas folhas ao longo das estações. Como as árvores, o conteúdo evergreen é considerado permanente e duradouro.

evergreenTalvez você esteja pensando: “Mas todo o conteúdo online é permanente; os artigos e posts não vão desaparecer nunca.” Mas quando falamos da parte do conteúdo que está sendo evergreen“, queremos dizer que é o conteúdo que continua sendo relevante mesmo depois de um longo tempo de sua publicação.

Para esclarecer melhor o tipo de post que é considerado evergreen”, vamos analisar que tipo de posts NÃO são permanentes.

O conteúdo Evergreen não é:
Artigos de notícias
Estatísticas e relatórios numéricos que depois de um tempo ficam desatualizados
Artigos sobre um feriado ou temporada específica
Artigos focados em uma tendência ou cultura pop da moda atual
Últimas tendências de moda e vestuário.

O conteúdo evergreen não tem data de validade e vai manter seu valor a longo prazo. Qualquer coisa escrita sobre a eleição presidencial do ano passado, por exemplo, não é conteúdo permanente porque já se tornou obsoleto e muitas palavras-chave associadas a esse tópico vão acabar no cemitério Google, para nunca mais serem procuradas novamente.

Formatos
evergreen comuns:

Abaixo estão alguns formatos de posts com conteúdo evergreen que você pode considerar para gerar tráfego duradouro.
Listas
Dicas
Tutoriais de “como fazer”
Reviews de produtos
Vídeos
.
Escrever nestes formatos não faz automaticamente com que seus posts sejam evergreen, mas esses formatos tendem a trabalhar bem com a escrita evergreen. Vídeos são especialmente eficazes quando você precisa ilustrar como fazer algo, como congelar um cupcake ou como rejuntar uma banheira. Se os vídeos não forem possíveis, considere o uso de uma série de imagens (fotos ou ilustrações, diagramas, etc.).

 

 

Ideias de artigos Evergreen

Amor e Romance
Comida
Finanças / Economia de Dinheiro
Perda de peso
Empregos e Carreiras
Cuidados com animais de estimação
Claro, é importante que você aborde temas evergreen que sejam relevantes para o seu negócio. Se você vende material de escritório, temas relevantes podem incluir “como manter sua mesa organizada” ou “diferentes tipos de caneta e quando usá-las.”
O problema com a geração de boas ideias evergreen é que muitas vezes os melhores temas já foram abordados, talvez até em excesso. Nesse caso, tente adicionar um ponto de vista único a um tópico popular, ou entrar em maior profundidade e fornecer detalhes adicionais, que ainda não foram escritos nos outros blogs. Procure por palavras-chave longas, mas não com uma concorrência super alta, senão fica mais difícil ranquear.
Dicas para escrever conteúdo Evergreen
Não escreva para especialistas – Às vezes você pode sentir o desejo de escrever um post mostrando os seus conhecimentos sobre um determinado assunto, mas esse pode ser um grande erro. Especialistas são menos propensos a procurarem ajuda, então lembre-se que seu público é principalmente de iniciantes, e você quer gerar conteúdo destinado a eles.
Evite linguagem excessivamente técnica – Porque a maioria do seu conteúdo é para iniciantes, uma linguagem técnica complicada poderia assustá-los.
Limite seu tema – Se você escrever sobre um tema muito amplo, seu post será muito mais longo, e mais propenso a perder o interesse dos leitores iniciantes. Temas gerais tendem a ser mais curtos.
Crie links entre os posts – Se você estiver fazendo um guia completo sobre um tópico como “Guia para comprar um notebook”, divida esse tema amplo em partes específicas menores e, em seguida, crie links entre esses artigos. Isso é ótimo para SEO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *