Marketing no Facebook: o que fazer e o que não fazer

O Facebook é grande. Como a maior rede social do mundo, possui mais de 1,23 bilhão de usuários ativos, 62% dos quais fazem logon diariamente.

Pense sobre isso:

O Facebook passou de desconhecido por um pouco mais de uma década para bilhões de pessoas usando hoje.

E, talvez, mais importante, com esse impulso, você acha que há algo que o deterá? Será que vai de bilhões de usuários ativos a milhões ou mesmo milhares na próxima década?

Provavelmente não. O Facebook está aqui para ficar.

E com uma base de usuários tão grande, ignorar o Facebook realmente não é uma opção para a maioria dos comerciantes. Você pode apostar que seu mercado ideal está usando o Facebook quase todos os dias. A questão é: como você segmenta todos esses usuários com seu marketing?

A boa notícia é que a plataforma de publicidade do Facebook permite que você inicie e especifique o tipo de pessoas que você está procurando. Você pode segmentar por localização, dados demográficos e interesses.

O Facebook pode ter começado como uma rede social para estudantes universitários, mas, agora, quase todos com conexão à internet estão usando-o. O requisito de idade mínima é de 13 anos, e há razões para acreditar que está sendo usado por todas as outras faixas etárias.

O Facebook não divulga dados publicamente sobre sua faixa etária mais popular, mas uma pesquisa realizada pela Pew mostrou que as redes sociais são mais populares entre os 18 e 29 anos. Sua popularidade diminui com a idade. É menos popular entre os 65 e os mais velhos.

Posso assegurar-lhe que, independentemente do grupo etário que você pretende segmentar, haverá um número mais do que suficiente desses usuários no Facebook.

O Facebook possui três ferramentas (páginas, anúncios e grupos) que podem ser usadas por qualquer pessoa. Cada uma dessas opções tem seu próprio objetivo, e elas podem ser combinadas para maior alcance.

 

Páginas

 

As páginas do Facebook são semelhantes aos perfis, mas para empresas, organizações e figuras públicas. Os usuários podem “Curtir” uma página, o que significa que eles receberão automaticamente atualizações dessa página em suas notícias. Os usuários também têm a opção de “Curtir” uma página, mas não a seguirem. (Os usuários também podem seguir alguns perfis.)

Enquanto os perfis exigem uma relação mútua entre os amigos, as páginas podem ser curtidas por qualquer pessoa, sem um requisito para o criador da página aceitar um fã. Eles também não têm uma restrição sobre o número de amigos / fãs que podem ter (ao contrário dos perfis, que são limitados a 5.000 amigos).

Vantagens: as páginas são gratuitas e fáceis de configurar.

Desvantagens: pode ser difícil conseguir um ponto de apoio e construir uma base de fãs com uma página.

 

Publicidade

 

O Facebook oferece uma fantástica plataforma de publicidade segmentada. Você pode criar anúncios segmentados em áreas geográficas específicas, idades, níveis de educação e até mesmo os tipos de dispositivos usados ??para navegação. 

Vantagens: os anúncios possuem parâmetros de segmentação poderosos.

Desvantagens: os anúncios podem ficar caros, dependendo dos seus objetivos.

 

Grupos


Os grupos do Facebook são semelhantes aos fóruns de discussão, mas com recursos adicionais que as páginas e os perfis possuem (como um mural). Você pode criar grupos relacionados à sua empresa ou ofertas de produtos como forma de alcançar os potenciais clientes.

Vantagens: os grupos são gratuitos e têm altos níveis de engajamento.

Desvantagens: os grupos podem ser muito demorados.

 

Como comercializar com páginas

 

As páginas do Facebook são a maneira mais simples e fácil de começar a comercializar com o Facebook. Eles são gratuitos, relativamente fáceis de configurar (pelo menos em suas formas básicas) e incrivelmente flexíveis. Também não há muitas desvantagens.

Infelizmente, muitas empresas não as utilizam em todo seu potencial; ou pior, usam-nas mal. Essas diretrizes irão ajudá-lo a evitar esses erros.

Foto de perfil e imagem de capa

Sua foto de perfil deve ser seu logotipo. Simples assim.

A imagem da capa é uma história diferente. É realmente importante para você decidir o que colocar aqui. Alguns usam fotos de funcionários, enquanto outros usam obras de arte sofisticadas e colocam suas informações de contato na imagem da capa. Escolha uma foto que melhorará sua página e atrairá a atenção de seus visitantes.

Seção “Sobre”

A seção “Sobre” é colocada de forma proeminente logo abaixo do logotipo da sua empresa. Esta é a sua chance de dizer a qualquer um que venha a sua página o que sua empresa faz.

Certifique-se de colocar boas informações, dizendo às pessoas o que você faz, porque você é diferente e outros detalhes interessantes. Se puder, aproveite o tempo para escrevê-lo especificamente para o seu público do Facebook. Você pode copiar o texto da página “Sobre” do seu site ou blog, se você estiver apertado em tempo. Certifique-se de preencher todos os seus dados em “Informações básicas”.

Lembre-se de mantê-lo amigável e informal. Um tom casual geralmente funciona melhor no Facebook. 

 

Poste informações úteis em seu Mural


O que você publica no seu mural aparecerá nos feeds de notícias de todos os que “curtiram” sua página, assim como quando você publica algo em seu perfil pessoal.

Então, certifique-se de que você está postando algo útil para seus fãs. Não publique atualizações intermináveis sobre o mesmo e não publique muitas atualizações, entupindo os feeds de notícias de seus fãs.

Aqui estão algumas ideias para os tipos de coisas que você pode querer publicar no seu mural:

  1. Links para artigos relacionados à sua empresa
  2. Links para suas postagens de blog
  3. Código de cupom para os fãs economizarem em seus produtos
  4. Novos anúncios de produtos
  5. Links para ferramentas on-line que seus fãs podem achar úteis


Novamente, certifique-se de que suas postagens são úteis. Além disso, não publique mais de algumas vezes por dia, a menos que haja um evento especial acontecendo.

Como brinde, vou deixar um infográfico sobre o assunto, continuem acompanhando nosso blog para mais dicas de marketing digital! 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *