Qual a frequência ideal para escrever no blog?

Existe uma dúvida entre os blogueiros, principalmente quem está começando agora, de qual a frequência ideal dos posts no blog? Devo escrever todo dia? Semanalmente? Mensalmente? A resposta depende de alguns fatores, mas a principal deve ser: qual a sua capacidade produtiva? Quantos posts você consegue escrever?

Alguns blogs do nicho de notícias publicam vários posts diários, pois o tipo de conteúdo pede isso, e inclusive buscam sempre transformarem as notícias em virais. Mas outros tipos de blogs publicam apenas mensalmente e funcionam perfeitamente também.

frequenciaMais importante que a quantidade é a qualidade dos posts. Eles precisam ser sempre incríveis, que acrescentem informações novas sobre aquele tema, já que na internet existem inúmeros blogs do mesmo tema, e se você não souber escrever um ótimo post, ele não dará resultado, as pessoas não vão ler, compartilhar… e o segredo do tráfego no seu blog é justamente esses posts que os leitores compartilham no Facebook, Twitter, etc.

As redes sociais ajudam bastante quando se trata de divulgação de um novo blog.  E você pode conseguir isso gratuitamente, sem precisar pagar o Facebook ads, simplesmente escrevendo um post memorável, daí ele próprio se divulga sozinho.

Para você calcular qual a sua capacidade produtiva, você precisa somar não só o tempo de escrever o artigo, mas também de pesquisar sobre o assunto a ser escrito, de divulgar o post, e depois responder os comentários que as pessoas deixarão no post. Some tudo isso, e calcule qual a sua capacidade produtiva.

Importante também ter uma regularidade. Muita gente costuma começar um blog escrevendo vários posts por semana, e depois param por um mês, depois escrevem outro em 3 meses, ou seja, o blog não tem regularidade. Isso é ruim porque não fideliza os leitores. Os leitores precisam saber mais ou menos de quanto em quanto tempo terá um novo post naquele blog, para que ele possa voltar e ler.

Por isso, se você tem a capacidade de produzir 4 artigos por mês, não é uma boa ideia publicar todos no início do mês e ficar 3 semanas sem publicar nada.

Eu acredito que o melhor é publicar novos artigos 2 a 3 vezes por semana. Não vejo necessidade de postar diariamente, isso dá aos visitantes do seu blog mais tempo para ler seus artigos. Durante os dias que você não publica você terá tempo para escrever mais artigos para publicar em uma data posterior, terá tempo para comentar em outros blogs, promover seu blog, responder aos comentários ou ajustar o seu blog para torná-lo melhor.

Se quiserem se aprofundar de forma mais completa, vou indicar a vocês o melhor curso que existe atualmente nessa área, e que sem sombra de dúvidas foi o responsável pelas minhas primeiras vendas de afiliados, no Hotmart e Zanox, e se chama Fórmula Negócio Online. De cara, você já ganha um ebook grátis e vídeos gratuitos explicando vários pontos importantes para se começar um negócio online. Não espere mais, e clique abaixo para conhecer essa maravilhosa oportunidade de crescimento financeiro, e para ganhar dinheiro com blog:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *